Está cansado daquelas imagens comuns e monótonas? Então chegou a hora de começar a apostar na fotografia criativa. Com o clique certo, é possível conquistar um resultado fora do comum e que desperta muito interesse de quem vê!

Ao contrário do que talvez possa parecer, fazer imagens desse tipo não é complicado. Você não precisará de várias ferramentas ou técnicas avançadas. Com o uso de um smartphone já é possível produzir ótimas fotos e transformar seu clique em algo surpreendente.

Quer descobrir como fazer? Então veja 5 dicas imperdíveis para a fotografia criativa!

1. Conheça bem as configurações da câmera

configurações camera smarthphone

Não é preciso ser nenhum expert para elaborar uma foto original e diferente. No entanto, é certo que, quanto mais você conhecer a câmera usada, melhores serão os efeitos obtidos. No caso do smartphone, veja qual é a resolução máxima da foto e a qualidade apresentada. Mesmo um modelo intermediário já é capaz de dar conta do recado e surpreender com fotos bem bacanas.

Também é preciso conhecer os estilos disponíveis, além de ler o manual. Há opções como o modo noturno, para fotos em movimento, HDR e assim por diante. Já o balanço de branco e o ISO definem a iluminação, como em um obturador de câmera tradicional.

Ao conhecer e testar essas diversas funcionalidades, você conseguirá explorar as melhores configurações para cada efeito que deseja. Na hora de tirar as fotos, será mais fácil obter o melhor resultado.

2. Aproveite o foco a seu favor

foto com foco

Depois de mexer bastante na câmera, é o momento de começar a fazer cliques incríveis. Para a fotografia, o foco é muito importante. Ele garante o destaque a um elemento da foto e deve ser usado a seu favor.

Para elaborar imagens criativas, que tal focar o plano de fundo? Ao colocar um objeto ou pessoa na cena e dar mais projeção ao cenário, você terá uma composição que não é nada óbvia ou comum. Também é o caso de dar máxima atenção a um elemento específico, com todo o fundo borrado.

O próprio Instagram oferece essa funcionalidade, assim como os celulares mais modernos. Se o seu aparelho não faz o serviço, basta utilizar aplicativos que “borram” partes da cena.

3. Adote o modo macro

modo macro

Já que o foco é tão importante, sua fotografia criativa também poderá adotar o modo macro como melhor amigo. Ele é responsável por tirar fotos de perto com nitidez impressionante.

Bem diverso do zoom, ele permite que detalhes incríveis sejam revelados pelo ângulo certo. Mesmo objetos comuns ganham contornos únicos e revelam um lado desconhecido. Que tal aproximar o smartphone e conseguir um resultado especial?

4. Use objetos inesperados

foto personalizada

Fotógrafos profissionais têm muitas ferramentas. Lentes especiais, caixas de luz e acessórios variados são elementos que garantem o melhor das fotos. Porém, muitos desses itens não são acessíveis ao grande público. Para mergulhar na fotografia criativa não é preciso investir em tudo isso se você der novos usos a objetos comuns.

Uma peneira contra a luz gera uma sombra perfurada, incrível para uma selfie diferente, por exemplo. Para evitar que o flash estoure no seu registro, colocar um saco plástico branco sobre o smartphone será de grande ajuda. Já o papel celofane colorido dá origem a filtros personalizados. Você será capaz de criar e mudar as imagens, sem ter grandes esforços ou investimentos.

5. Brinque com a perspectiva

Para elaborar um clique com um visual muito diferente, também vale a pena explorar a perspectiva. Às vezes, apenas mudar os objetos, as pessoas e a câmera de posição já dá origem a imagens sensacionais!

Se quiser acertar na composição, não tenha medo de colocar o smartphone em novas posições, como perto do chão para obter o ângulo certo. Arrume a cena perfeita para aproveitar a paisagem ou os elementos que estão presentes e acerte em cheio!

Apostar na fotografia criativa é um jeito de dar asas à sua imaginação e de conseguir likes e comentários nas redes sociais. Com essas dicas, obter o ângulo certo será mais fácil que nunca — e tudo com o seu smartphone!

E já que as fotos fazem parte do seu interesse, siga nosso perfil no Instagram e não perca nenhum clique!

1
Faça um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] que isso tem a ver com internet? É simples: os vídeos ASMR têm tomado conta do YouTube e até do Instagram. Em vários estilos, são capazes de gerar impactos diversos em seus espectadores. Você já ouviu […]