Se você já visitou um site e fechou a janela porque o visual não lhe agradou ou a página demorou muito para carregar, então sabe que o web design é um aspecto bem importante no universo da internet. Esse fator está ligado à experiência do usuário e ajuda a determinar qual será o comportamento de quem visita uma página on-line.

Ao longo dos anos, eventualmente despontam algumas tendências para o web design. São mudanças que impactam o lado visual e, principalmente, a perspectiva da usabilidade. Se você ficar por dentro do que realmente faz sucesso nos templates, você poderá usar melhor as oportunidades do momento em seus projetos de web design. E os clientes com certeza vão gostar muito mais!

A seguir, veja 5 tendências de web design e descubra como elas têm impactado as páginas de sites e blogs. Vai perder?

1. Site one page

Já faz alguns anos que o web design feito no estilo “página única” tem se destacado. Para o futuro próximo, a tendência é que ele ganhe ainda mais força. É um recurso muito utilizado por negócios (como agências), mas que também tem conquistado outros empreendimentos e até páginas pessoais. Por meio dessa construção, é possível reunir as informações mais importantes e garantir uma boa apresentação logo de cara. O que é incrível para um mundo cada vez mais conectado por dispositivos móveis, de smartphones a tablets.

Para utilizar bem essa estratégia, o recomendado é contar uma história associada à barra de rolagem. Estabeleça os elementos de destaque no topo e revele os demais, aos poucos, conforme o usuário desça a página.

2. Maior uso de ilustrações

As fotos de alta qualidade continuam a fazer sucesso, mas o web design também tem visto grande aceitação e entrada das ilustrações. Os desenhos com traços próprios chegam para combinar perfeitamente com a marca e trazem sensações diversas.

É possível, por exemplo, contar com ilustrações que seguem o estilo da empresa, das cores às formas usadas. Trata-se de um elemento que tira um pouco do peso da sobriedade, ao mesmo tempo em que garante uma personalidade única, divertida e que se conecta com os usuários.

3. Aproveitamento do white space

Já ouviu falar em legibilidade ou readability? Essa é uma qualidade de páginas da web e que está ligada, também, ao design dos endereços virtuais. Basicamente, ela traz facilidade para ler um determinado conteúdo on-line. Quanto maior ela for, melhor será a experiência do usuário.

Por isso, uma das tendências para 2018 em diante consiste em utilizar o espaço em branco como uma importantíssima ferramenta de apoio. A ideia é criar áreas de “respiro”, de forma a evitar grandes blocos de conteúdo, mais difíceis e cansativos de ler. Com esse recurso, o web design se torna mais moderno, funcional e agradável para os clientes.

4. Tipografias com personalidade

A escolha das fontes também tem tudo a ver com as tendências para web design. Afinal, ter fontes adequadas valoriza a criação visual e ajuda a comunicar sua mensagem de um jeito bem melhor.

No cenário atual (e para o futuro), as tipografias têm ganhado personalidade e se tornado mais divertidas. As letras dispersas, no que se pareceria uma sopa de letrinhas virtual, é um bom exemplo. Também dá para adotar a integração de fontes e imagens, com recortes e sobreposições. O layout ganha um charme único, e a página da web se destaca muito.

5. Uso de elementos 3D

Há alguns anos, o flat design começou a tomar conta dos projetos da web. Os lançamentos do Windows, como o sistema operacional para telefone, motivaram ainda mais as criações desse tipo. No entanto, o 3D tem retomado aos poucos o seu lugar no mercado, também no meio das páginas web.

Para 2018 e para os próximos anos, é possível esperar o crescimento das peças estáticas e até de botões e fontes 3D. A ideia é dar mais profundidade, movimento e um aspecto quase realista às páginas da web.

As tendências de web design mudam quase que todo ano. Com as inovações da tecnologia, os hábitos das pessoas e os novos objetivos das companhias, sempre haverá algo de novo também no web design. Então, é fundamental ficar de olho nessas e em outras tendências, se renovar e estudar para ser sempre um profissional de alto nível.

Para não perder as novidades sobre web design e muito mais assuntos, acompanhe a ZION no Facebook, Instagram, Pinterest e no YouTube!

1
Faça um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] sites também têm usado esses recursos. Acima de tudo, é uma forma de atender a muitos contatos e […]