É muito provável que você já tenha ouvido o termo e, principalmente, visto peças de Lettering por aí. Essa técnica consiste em desenhar letras, dar a elas um toque diferente e que cria uma verdadeira obra de arte.

Por causa de suas características, traz originalidade e criatividade à escrita. Como resultado, é uma forma de expressar sentimentos — seja ela feita à mão ou pelo computador.

Mas você sabia que explorar essa técnica de escrita também pode incrementar os seus trabalhos de design gráfico? Para compreender melhor, veja como o Lettering influencia seus resultados e descubra os seus benefícios!

A diferença entre Lettering, tipografia e caligrafia

lettering, caligrafia e tipografia

Pelo fato de usar letras, símbolos e fontes, é comum que as pessoas confundam Lettering com os outros termos relacionados. Porém, é preciso entender, em primeiro lugar, que essa é uma forma de arte. Por meio de desenhos e padrões únicos, as letras ganham expressão, sentimento e se tornam até o foco da produção.

Já a tipografia é uma versão bem técnica do processo de escrita e, principalmente, de seleção e uso de fontes. É um conceito muito utilizado para a diagramação e para a produção de peças de design. Tem a ver com a escolha de espaçamento, sombreamento, tamanho e tipo da fonte. Está relacionado a decisões práticas e, às vezes, até padronizadas.

Enquanto isso, a caligrafia é uma “prima” do Lettering. Trata-se de uma arte secular, que já foi praticada desde quando penas e canetas tinteiro eram os objetos de escrita. Envolve o uso de elementos bem definidos e clássicos. Muitas vezes, a caligrafia pode servir de base para o Lettering.

A arte na vida real

lettering na vida real

Ao contrário do que muita gente acha, essa técnica não está ligada apenas à escrita ou à criação de fontes. É claro que os elementos do alfabeto são essenciais para da origem à arte. No entanto, o processo é muito mais completo.

Ele tem a ver com a ilustração de uma frase, um pensamento ou mesmo uma palavra de forma clara e original. As letras se misturam a desenhos, são moldadas de um jeito personalizado e exprimem, no final, a personalidade do autor.

O processo pode ser feito sobre várias bases. A camada de fundo do editor de imagens é uma possibilidade, assim como o papel, a madeira, o metal, o tecido, a cerâmica, entre outros. Hoje, não faltam itens que têm a presença desse elemento.

Além de tudo, essa não é só uma fonte de expressão ou de ganhar dinheiro. Para muita gente, a escrita é um jeito de relaxar a mente e aproveitar propriedades anti-stress.

A união entre Lettering e design gráfico

lettering e design gráfico

Diante dessa tendência tão forte, a técnica tem ganhado ares cada vez mais profissionais. Alinhar as criações de design com esse recurso é um jeito de imprimir modernidade e bons resultados. É possível explorar o lettering, de modo a obter equilíbrio para o layout, com harmonia e expressividade.

Essa é uma maneira de se expressar por meio da escrita, com fontes e desenhos únicos. Como resultado, o mercado tem crescido e até invadido o design gráfico. Além dos benefícios financeiros, o lettering ainda traz benefícios anti-stress e de estímulo à criatividade.

Aqui na ZION, o curso de Design Gráfico traz conceitos importantes sobre as técnicas tipográficas.

Gosta de Design Gráfico e de trabalhos com tipografias diferentes? Conheça o nosso curso, que traz conceitos importantes sobre as técnicas tipográficas e saiba como usar esses elementos da melhor maneira!

Faça um comentário

avatar