Você sabe o que significa ASMR? Sigla para Autonomous Sensory Meridian Response ou Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, em português, o conceito é uma das novas febres da internet. Basicamente, seu processo explora as reações do cérebro que são capazes de gerar relaxamento e sensações físicas positivas.

Mas o que isso tem a ver com internet? É simples: os vídeos ASMR têm tomado conta do YouTube e até do Instagram. Em vários estilos, são capazes de gerar impactos diversos em seus espectadores. Você já ouviu falar sobre isso? Sabe o que é? Já assistiu a algum vídeo que traz o ASMR?

Se você quiser conhecer melhor a tendência dos vídeos ASMR, continue a ler o nosso post e descubra tudo de mais interessante sobre o tema.

Como os vídeos desse tipo são produzidos?

como são gravados vídeo asmr

Como é preciso mexer com o cérebro e com as sensações do jeito certo, os vídeos ASMR são produzidos de uma forma especial. Em geral, a primeira intenção é reproduzir os sons e situações comuns que a gente encara todos os dias. Uma conversa, o estalar dos dedos e a respiração de alguém são aspectos conhecidos no cotidiano.

Para ter sucesso em gerar efeitos, alguns artifícios são usados. A sensação de proximidade é conseguida com a câmera que foca a boca e com um tom de voz mais suave, calmo e em sussurros. O microfone é posicionado de tal forma que seja possível ouvir até quando a pessoa abre a boca ou molha os lábios, o que favorece o relaxamento de quem ouve.

Também podem ser usados vários objetos. Os mais comuns incluem itens de uso cotidiano: um spray de cabelo, um plástico que faz barulho ou arranhão no papel. No Instagram, é bastante comum encontrar outra versão: sabonetes que são cortados e que fazem um som especial.

Os mais complexos envolvem o roleplay — quase um “cosplay” do ASMR. Nele, as pessoas assumem papéis diferentes e criam situações com sons e movimentos característicos daquele cenário — como uma consulta ou a realização de uma ressonância magnética.

Mas por que os vídeos ASMR funcionam?

efeitos dos vídeo asmr

Entender o funcionamento e os mecanismos cerebrais disparados pelo ASMR é a pergunta de um milhão de reais. O tema é bastante recente e não foi objeto de pesquisas aprofundadas. Então, ainda não há conclusões definitivas sobre o funcionamento desse recurso.

O que se sabe é que alguns sons e gestos provocam uma sensação de proximidade. Como consequência, o espectador pode se sentir mais relaxado diante da situação.

Na parte técnica, há teorias sobre as ondas binaurais. Essa frequência, descoberta lá na metade do século 19, atua no relaxamento do cérebro. Como muitos vídeos ASMR usam a diferença de oscilações, essas ondas fazem parte das produções.

E quais são os efeitos além do relaxamento?

relaxamento com vídeo asmr

Ficar com a sensação de corpo relaxado é um dos principais impactos de quem assiste aos vídeos desse tipo. Com a continuidade e a “imersão” na experiência, a atividade cerebral fica mais calma com o passar dos minutos. Por causa disso, é um jeito de se livrar de altos níveis de estresse e até de algumas crises de ansiedade.

Para quem tem insônia ou quer pegar no sono com facilidade, os recursos são excelentes. Ouvir os vídeos enquanto está deitado na cama ajuda a relaxar e dormir.

Mas esses não são os únicos efeitos. Dependendo do vídeo e de cada pessoa, é possível ir além do relaxamento. Muita gente relata experimentar formigamento em algumas áreas do corpo — como nos braços ou no couro cabeludo —, arrepios, cócegas e aumento do foco.

Conforme certas partes do cérebro são ativadas, há uma mudança na gama de sensações. Então, a cada vídeo você pode ter uma nova descoberta sobre o que é experimentado.

Os vídeos no estilo ASMR geram relaxamento, sono, formigamento, arrepios ou várias outras situações. Além de ajudarem a trabalhar a mente, são, no mínimo, curiosos. Que tal entrar nessa onda?

Aproveite para assistir alguns vídeos ASMR e conte o que achou deles aqui em nosso blog ou em nossas páginas do Facebook ou Instagram!

1
Faça um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Delise Recent comment authors
newest oldest most voted
Delise
Visitante
Delise

Sou apaixonada por esses vídeos !