Se você trabalha usando a criatividade sabe que é um grande desafio ter várias ideias boas a todo instante, e por essa razão, o famoso ‘bloqueio criativo’ acaba se tornando mais frequente do que gostaríamos, não é mesmo?

Como designer ou publicitário manter um trabalho de excelência e eficácia por bastante tempo e constância se torna muito mais difícil. Porque nessa profissão inovar e ser criativo não é uma escolha e sim uma obrigação.

Pensando nisso, selecionamos 5 superdicas para ajudar você a melhorar sua produção e aumentar a sua criatividade! Continue a leitura e comece a exercitar o seu lado mais criativo!

Saia da zona de conforto

saia da zona de conforto

Quando se está preso em uma rotina e focado apenas em fazer mais do mesmo, fica difícil ser criativo e produzir coisas novas. Para que seja possível ser mais criativo, é preciso procurar diferentes estímulos.

Sabendo disso, não se prenda a uma rotina maçante e repetitiva. Ache rotas alternativas da sua casa até a escola ou até o trabalho para ter a oportunidade de ver e viver algo novo. Alterne as mãos na hora de fazer atividades simples, como pentear o cabelo ou escovar os dentes, para ativar o lado do seu cérebro que não costuma ser requisitado para essas tarefas.

Além disso, busque conhecer novos estilos de músicas e assista a filmes que você não esteja acostumado. Essas tarefas simples abrirão sua mente e assim você poderá pensar de forma aberta e oposta ao seu padrão de pensamento.

Observe o que acontece ao seu redor

bloqueio criativo

Sabe quando falam que as ideias podem surgir a qualquer momento? Isso não é um mito. Na maioria das vezes as melhores ideias, e aquele surto de criatividade para o seu projeto vêm de onde você menos imagina.

Sempre fique atento ao seu redor para não perder nenhum detalhe pois ali pode estar a sua grande ideia! Fique atento aos programas de TV, à natureza que vive ao seu redor, as imagens que visualiza etc.

Assim, na hora de fazer o seu brainstorm sua mente estará ativa e com diversas ideias, com detalhes que você prestou atenção ou percebeu durante seu dia de modo que possa ser mais fácil encontrar as soluções que você procura.

Busque referências em ambientes inusitados

busque referências

A maioria dos designers por exemplo pensa que deve buscar inspirações somente em outros profissionais da área e não é bem assim. Essa prática limita muito o desenvolvimento do trabalho ou projeto e pode acabar com a criatividade, dando espaço para o famoso e temido “bloqueio criativo”.

A verdade sobre inspiração é que ela pode estar em qualquer coisa e pode vir de qualquer lugar. A dica é que você diversifique as suas fontes de inspiração, e se pergunte “Ah tá bom, mas e aí, como é que eu faço isso?”.

É fundamental encher a mente com tudo que poderá alimentar a sua criatividade mesmo que isso não esteja ligado diretamente ao seu trabalho.

Algumas maneiras de ser mais criativo passam por hábitos de leitura regulares, bem como participação em eventos variados de arte e música, por exemplo. O objetivo é que essas informações novas se transformem em fontes abundantes para ideias mais originais.

Planeje a sua rotina

planejamento

Sair da zona de conforto é muito importante, mas não se planejar para fazer isso pode atrapalhar bastante o seu potencial criativo.

Tenha estratégias pois quando o “bloqueio criativo” acontecer será possível ter uma rota de fuga preparada. Então, planeje-se.

Aproveite os momentos de maior pique e efervescência de ideias para registrar tudo que passar pela sua mente. E como não dá para prever a hora exata em que uma grande ideia vai surgir, mantenha um bloco de notas, virtual ou não, para anotar os flashes inovadores que você tiver.

Reserve um tempo diariamente para se debruçar sobre as ideias e rascunhe projetos a partir do que pensou. Antecipe-se, de modo que você nunca mais sofra por não ter ideias na hora em que precisar delas!

Relaxe e descanse a mente

relaxe

Você deve está pensando “mas, como assim relaxar?” Sim, relaxe, pois quem trabalha com criatividade precisa estar relaxado e não entrar em conflito com a sua própria mente. O excesso de pensamentos pode gerar grande ansiedade e acabar produzindo um efeito contrário ao que é desejado.

Logo, ao enfrentar um bloqueio tente relaxar, ir para um lugar aberto, escutar uma música e mudar o foco de atenção. Com a mente descansada será mais fácil pensar em ideias inovadoras para resolver os problemas de seus clientes.

Agora que você já sabe como lidar e como evitar o terrível “bloqueio criativo”, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos com as nossas dicas!

2
Faça um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Priscilla Recent comment authors
newest oldest most voted
Priscilla
Visitante
Priscilla

Adorei as dicas!

trackback

[…] a estratégia consiste em criar conteúdo útil e relevante. Não se trata de produzir notícias sobre o que a empresa fez ou lançou. Na […]