Se você trabalha usando a criatividade sabe que é um grande desafio ter várias ideias boas, e o famoso ‘Bloqueio Criativo’ acaba se tornando frequente. Como designer ou um publicitário manter um trabalho de excelência e eficácia por bastante tempo e constância se torna muito difícil. Porque nessa profissão inovar e ser criativo não é uma escolha e sim uma obrigação, e com isso, separamos 5 Super dicas para você que deseja melhorar sua produção e aumentar a sua criatividade pois todos nós somos criativos.

Saia da zona de conforto!

Quando estamos presos a uma rotina e sempre focamos apenas em fazer o mesmo, fica difícil ser criativo e produzir coisas novas. Para que possamos exerce o papel de uma pessoa criativa precisamos de diferentes estímulos. Sabendo disso, não se prenda a uma rotina massante. Ache rotas diferente da sua casa até a escola ou trabalho para sempre ver e viver algo novo. Escute músicas diferentes, assista filmes que você não esteja acostumado a ver. Isso abrirá sua mente e assim você poderá pensar de forma aberta e diferente e assim tendo diferentes ideias e criações cada vez melhores.

Não se desligue nenhum momento, ATENÇÃO!

Sabe quando te falam que as ideias podem surgir a qualquer momento? Isso não é um mito. Na maioria das vezes as melhores ideias e aquele surto de criatividade para o seu projeto vem de onde a gente menos imagina. Sempre fique atento ao seu redor sem perder nenhum detalhe pois ali pode está a sua grande ideia, fique atento nos programas de TV, na natureza que vive ao seu redor, a cada palavra solta no ar. Com isso na hora de fazer o seu brainstorm sua mente estará ativa e com diversas ideias, com detalhes que você prestou atenção ou percebeu durante seu dia e assim pode te dar a solução para seu problema.

 

A referência está em todo lugar

A maioria dos designers, por exemplo pensam que deve busca inspirações somente em outros designers e não é bem assim, você fazendo isso limita muito o seu trabalho ou projeto e acaba com sua criatividade, assim vindo o famoso e odiado “Bloqueio Criativo”.  A verdade sobre inspiração é que ela pode ser qualquer coisa e pode vir de qualquer lugar. Nossa dica é de que você diversifique a suas fontes de inspiração, você deve se pergunta “Ah ta bom, mas e aí, como é que eu faço isso?”: Leia mais! a leitura estimula demais o nosso cérebro, procure ir em eventos variados como arte e música encha seu cérebro com tudo que poderá estimular a sua criatividade mesmo que isso não seja da sua areá, você estará conhecendo o novo e com isso irá pensar diferente sobre tal assunto.

Se planeje

Sair da zona de conforto é muito importante, mas não se planejar para fazer isso pode atrapalhar sua capacidade extremamente. Tenha estratégias pois quando o “Bloqueio Criativo” acontecer  você uma terá rota de fuga, então planeje-se! Jogue várias ideias na mesa e comece a rascunhar e não ter medo de ter ideias ruins tenha medo de não ter ideias. Se planejar pode te salvar nas piores horas.

Relaxe, nem tudo está perdido

Você deve está pensando “MAS COMO ASSIM RELAXAR?” Sim relaxe pois, quem trabalha com criatividade e tem que mantê-la precisa estar relaxado e não entrar em conflito com a sua própria mente, e se ela ficar pensando muito no que você precisa fazer no momento que a inspiração não vem você pode assim acabar com um grande “Bloqueio Criativo”. Com isso quando estiver em um bloqueio tente relaxar, ir para um lugar aberto e escutar uma música. Você descansado sua mente entendera que é hora de pensar em ideias inovadoras para resolver o problema de seu cliente.