O blog já não é apenas o “diário virtual” de seus usuários. Ele se tornou uma ferramenta estratégica, capaz de gerar negócios e até de mudar a experiência de quem navega entre as páginas desse canal on-line.

De notícias a conteúdo original, esses endereços trazem diferentes abordagens para os usuários. Mas para chegar até aqui, um longo caminho teve que ser percorrido. Desde os primórdios da internet até o momento em que tudo está conectado, esses endereços se desenvolveram de uma forma especial.

Quer conhecer mais sobre essa história? Então veja como o blog surgiu e por que esse elemento é tão atraente nos tempos de internet.

O começo de tudo

blog

Em 1983, foi criada a primeira comunidade moderada de notícias. Apesar de aparecer na forma de grupos de discussão, a ferramenta também trazia as primeiras características de blogs como são conhecidos hoje.

Em 1990, foi cunhado o termo “world wibe web” e, a partir de 1994, os primeiros blogs surgiram. Em princípio, eles eram apenas diários virtuais dos usuários. Em 1997, o conceito “weblog” foi criado.

No ano seguinte, novos recursos e plataformas começaram a aparecer. A comunidade blogueira passou a se consolidar e novas plataformas e serviços foram lançados. A era dos blogueiros, finalmente, ganhava os elementos necessários para se desenvolver.

Os blogs de hoje em dia

a importância do blog

Depois de mais de 20 anos, é natural que os blogs se transformassem, não é? Hoje, eles se afastaram da tendência de “diários virtuais”, pois as redes sociais, de certo modo, cumprem esse papel.

Agora, os blogs são muito voltados para a produção de conteúdo — desde elementos explicativos até notícias e informações diversas. Ele se tornou um recursos para acompanhar novidades, lançamentos e até empresas de vários ramos.

A importância do blog

dia do blog

É importante notar que essas ferramentas já não são destinadas apenas aos usuários comuns, como pessoas físicas que desejam expressar sua visão de mundo. Mais do que nunca, as empresas têm investido no chamado marketing de conteúdo.

Basicamente, a estratégia consiste em criar conteúdo útil e relevante. Não se trata de produzir notícias sobre o que a empresa fez ou lançou. Na verdade, a ideia é tirar dúvidas, trazer curiosidades e apresentar soluções para o público.

Muitas vezes, os artigos, e-books e outros materiais são postados no blog do empreendimento. Isso aumenta o tráfego para o site da marca e é capaz, até mesmo, de gerar novas oportunidades de negócio. Para ter uma ideia, veja algumas estatísticas surpreendentes:

Diante dos números, dá para perceber que se especializar em redação web pode ser uma boa maneira de se inserir no mercado de trabalho, seja como freelancer ou até mesmo com a carteira assinada.

O dia do blog

De maneira informal, o dia 31 de agosto foi estabelecido como o “Dia do Blog”. De acordo com o Wikipédia, a data foi escolhida porque os números (31/08) lembram a palavra “blog”.

Em comemoração, a Zion trouxe uma nova cara para o Blog Z. Com um layout moderno e personalizado, a navegação ficou ainda melhor — e os conteúdos interessantes continuam a todo o vapor!

O blog é uma ferramenta que existe há mais de 20 anos e é muito oportuna para quem deseja se manter informado de tudo que é tendência no momento.

Para acompanhar todas as novidades, visite sempre o nosso blog e fique sempre por dentro das dicas e notícias que a ZION traz para você.

1
Faça um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
André Luiz da Rocha Antão Recent comment authors
newest oldest most voted
André Luiz da Rocha Antão
Visitante
André Luiz da Rocha Antão

Muito interessante essa utilização do blog tornando-se uma bela ferramenta para que procura por novidades na internet.