A fotografia e a gravação de vídeos são ótimas maneiras de captar o que há no mundo e transmitir uma mensagem específica. Mas e se fosse possível dar um toque artístico e que nem sempre existe na realidade? Pois saiba que isso é viável graças à arte da edição de imagem!

Essa prática é utilizada desde antes da chegada do Photoshop e todas as suas ferramentas. Nos primórdios, as modificações aconteciam com a boa e velha dupla de pincel e tinta. Graças à tecnologia, ficou muito mais fácil e, agora, as possibilidades são infinitas.

Que tal conhecer a arte da edição de imagem? Continue a leitura e saiba tudo!

A diferença entre manipulação e edição de imagem

edição de imagem, manipulação de imagem, photoshop

Embora os termos sejam, frequentemente, usados sinônimos, a edição de imagem não é o mesmo que a manipulação. A segunda alternativa, como o próprio nome indica, tem a intenção de induzir ao erro quem vê a foto. Trata-se de uma mudança deliberada, que tem o propósito de enganar.

Quer ver um exemplo? Pense em uma celebridade que se vê em um escândalo por conta de fotos comprometedoras. Ao observar com mais cuidado, entretanto, é possível notar que o rosto do famoso foi inserido de forma maliciosa, o que gerou uma “prova” falsa. Trata-se, portanto, de uma manipulação.

Já a edição de imagem tem muito a ver com arte, criatividade e imaginação. Pode ser o caso de adicionar um fundo diferenciado ou compor a cena com objetos incríveis. A ideia não é fazer com que a pessoa ache que aquela é uma fotografia real, mas, sim, uma espécie de peça de arte.

Mas e as capas de revistas? Esse é um tema polêmico e tudo depende do resultado. Mesmo fotografias profissionais precisam de retoques, então um ajuste aqui e outro acolá pode ser apenas uma edição leve. Quando a pele da modelo fica completamente fora da realidade ou quando elementos essenciais são retirados (como uma tatuagem), o resultado é considerado uma manipulação.

O uso da técnica em diferentes ambientes

hambúrguer, manipulação, edição. comida

Um dos pontos positivos é que a edição de imagens pode ser aplicada em vários cenários e para objetivos diversos. Um dos jeitos mais famosos é, naturalmente, a criação de arte. A modificação das fotos dá origem a peças únicas, que existem apenas graças ao ambiente digital. Então, é uma forma de dar vida à criatividade.

Essas possibilidades também são exploradas no setor comercial, como por meio da propaganda e do marketing. A edição correta pode tornar os produtos atraentes ou despertar o interesse dos consumidores em conhecer um lugar, por exemplo.

O resultado é igualmente empregado em elementos gráficos, como jogos, animações, filmes, curtas e mais. Assim, o Photoshop dá o toque final.

Há, ainda, a questão do uso político. Ao longo dos séculos, as fotografias e suas edições já foram utilizadas para transmitir mensagens políticas diversas. O problema é que, nesses casos, muitas vezes o emprego dos elementos dá origem a manipulações que tentam modificar a narrativa.

O olhar de artistas da edição de imagem

A arte de utilizar o Photoshop em busca de resultados incríveis já tem sido dominada por alguns artistas ao redor do mundo. Cada um traz um estilo único e garante inspiração para quem começa agora.

Se você deseja descobrir o que é possível fazer com as ferramentas certas, veja como alguns artistas conseguem criar ambientes e imagens incríveis!

Erik Johansson

Nascido na Suécia e radicado em Praga, Erik Johansson é conhecido por sua arte surrealista e até um pouco ácida. Ao combinar certos elementos, ele é o responsável pela chamada “fotografia impossível”.

Uma de suas obras reconhecidas é a da estrada sendo “puxada”, como se fosse um tapete no meio do mato. Outras criações famosas incluem a lua vista como lâmpada e o barco que navega por um grande campo verde.

As fotografias trazem qualidade e estimulam a criatividade e o pensamento crítico. Acima de tudo, é impossível se manter apático diante de uma de suas obras que beiram a genialidade.

Max Asabin

Para muitos, o trabalho de Max Asabin se encaixaria na definição de manipulação. No entanto, a sua intenção é criar peças inéditas de arte, então, a edição de imagens é o seu grande forte.

Ele é famoso pela habilidade em retirar personagens de uma foto e incluí-los em outros cenários. De pôr do sol a ambientes de guerra, os protagonistas de uma fotografia passam a compor um visual completamente diferente.

O resultado não é apenas em alta qualidade, mas também transmite sensações. Assim, casais parecem ainda mais apaixonados em certas paisagens e até as crianças conseguem dar vida às ideias incríveis em fotografias especiais.

Jack Usephot

Com atuação no Brasil, Jack Usephot merece muito destaque na lista. Depois de trabalhar em agências de publicidade, passou a atuar no segmento de arte digital e atende a vários países. O seu talento é tão grande que se tornou o primeiro brasileiro a ter uma obra digital na inicialização de um produto Adobe.

É conhecido por elaborar obras surrealistas, com dimensão, textura e resultados inacreditáveis. Seus trabalhos com fogo e água, principalmente, têm grande destaque pela capacidade de criar peças incríveis.

Ele, inclusive, faz a releitura de peças icônicas, como do personagem Jon Snow em pleno inverno de “Game of Thrones”. Também utiliza abordagens relacionadas à perspectiva, enquadramento e até proporção áurea.

Karla Córdova

Nascida no Equador e atuante em Quito, Karla Córdova é uma diretora artística que também é especialista em fotografia e retoques.

É conhecida por utilizar técnicas 3D e 2D e por adotar uma abordagem completa, que une design, fotografia e arte. Sua principal área é o mercado da moda, mas ela também atua em outros segmentos.

Suas obras incluem os jogos de luzes e cores e a adição de elementos diferenciados, como nuvens de cor e flores aos rostos das modelos. Como resultado, surgem composições inovadoras e com grande apelo estético.

A edição de imagem é utilizada em muitos ambientes, como animações, filmes, clipes e até em campanhas publicitárias. Os efeitos são impressionantes e fazem com que toda composição deva ser bem observada e apreciada.

Se quiser aprender a usar todas as ferramentas e criar peças únicas, conheça a nossa formação Design Master!

Faça um comentário

avatar