Explorar a criatividade é uma das missões de quem trabalha com arte. Um desenhista, por exemplo, tem que estimular a elaboração de diversos tipos de ilustração para melhorar seus trabalhos. Mas e se houvesse um mês dedicado a isso?

É exatamente essa a proposta do Inktober! Com uma ideia simples para o mês de outubro, a iniciativa estimula que artistas ao redor do mundo produzam todo tipo de desenho com bastante criatividade.

Para entender melhor esse movimento, descubra o que é o Inktober e saiba como participar!

O que é e como surgiu o Inktober?

O Inktober é uma proposta elaborada para artistas e mesmo para amadores que desejem uma dose extra de criatividade. Durante todo o mês de outubro, as pessoas que participam são desafiadas a postar um desenho por dia. Ao final, há 31 peças novinhas em folha.

O movimento teve início em 2009 pelo ilustrador Jake Paul. A iniciativa surgiu como uma ideia para que ele melhorasse as próprias habilidades. Com a popularização da hashtag #inktober, a ilustração ganhou mais força na internet durante o décimo mês do ano.

Como esse movimento funciona?

Para organizar, Jake Paul criou algumas regras básicas para que todos pudessem participar. O princípio básico é criar uma ilustração diária e postá-la com a hashtag do movimento.

O ilustrador também pontua que os desenhos sejam feitos à caneta/tinta — afinal, “ink” é “tinta”, em inglês. No entanto, mesmo artistas digitais podem participar, se desejarem.

Todos os anos, Jake Paul lança uma lista oficial de temas. A cada dia, há uma proposta para o desenho ou ilustração. Não é obrigatória segui-la, mas essa é uma ótima fonte de inspiração para saber como aproveitar cada criação.

É claro que essas regras são apenas indicações, já que todo mundo é livre para participar da forma como desejar. Seguir esses pontos, entretanto, traz mais consistência e integração ao movimento.

Por que ele foi criado e para que serve?

Inicialmente, o artista que deu origem ao Inktober tinha o objetivo de melhorar as suas habilidades de desenho. Como é a prática que leva à perfeição, Paul decidiu treinar todos os dias. Além de tudo, essa foi a forma que ele encontrou de estabelecer bons hábitos de ilustração.

Participar dessa iniciativa, portanto, serve para inspirar qualquer desenhista a treinar e criar com intensidade. Principalmente ao seguir os temas, é possível se desafiar e, ao final do mês, tornar-se um profissional mais completo.

Além de tudo, é uma excelente oportunidade para divulgar trabalhos, ganhar visibilidade e dar força a esse tipo de arte. Trata-se de uma proposta que busca inspirar artistas e usuários das redes sociais, além de favorecer a divulgação geral.

O Inktober é uma ideia que surgiu a partir das necessidades de um desenhista, mas que ganhou o mundo pelas redes sociais. Essa é uma ótima oportunidade de estimular a criatividade, além de trazer uma divulgação que beneficia a arte de forma completa.

Gostou dessas informações? Aproveite e nos siga nosso Pinterest. Lá, você encontrará várias ilustrações criativas dos portfólios de nossos alunos!

1
Faça um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] o calendário marca o décimo mês do ano, todas as atenções se voltam para famoso Outubro Rosa. Essa campanha de alcance mundial é […]