Livros que todo gamer deve ler

12399255_961819620559126_1167658093_n-600x337

12399255_961819620559126_1167658093_n

Todo gamer, em algum momento da sua vida, já teve vontade ou curiosidade de criar seu próprio jogo. Apesar de encontrarmos toda informação possível através da internet, alguns profissionais escreveram livros sobre o tema para aqueles que buscam uma orientação mais profissional e resumida a um lugar. Apesar de alguns livros  já terem edição nacional, a maioria está em inglês, conhecimento mínimo para alcançar seus objetivos nessa área, mas isso não deve ser um problema para um gamer. Abaixo, tem uma lista de livros sobre criação de games em seus vários aspectos.

REGRAS_DO_JOGO__FUNDAMENTOS_DO_DESIGN 1

 

Regras do Jogo – Fundamentos do Design de Jogos | Katie Salen e Eric Zimmerman

Neste livro o designer encontrará uma discussão bem diferente das habituais acerca dos fundamentos do design de jogos: a conversa aqui é lúcida, abrangente e ao mesmo tempo profunda. A metodologia empregada pelos respeitados autores Katie Salen e Eric Zimmerman permite sua leitura por foco de interesse, como disciplinas que constroem um todo que é o design de jogos.

Volume 1Volume 2Volume 3Volume 4

 

 

hqdefault

 

Extra Lives – Why Video Games Matter | Tom Bissell

Nesse livro, o jornalista e escritor Tom Bissel oferece sua visão particular de games para o mundo e entrevista várias personalidades do ramo, como Cliff Bleszinsky (de Gears of War) e Jonathan Blow (de Braid). Bissel diz porque jogos são relevantes para nossa cultura, embora eles tratem, na maioria das vezes, de temas tolos e juvenis.

 

A_CONDICAO_ELETROLUDICA_CULTURA_VISUAL__1266856303B

 

A condição eletrolúdica: Cultura visual nos jogos eletrônicos | Guilherme Xavier

Do conceito de jogo, passando pela história dos jogos eletrônicos, o autor sugere uma categorização para os diferentes tipos de jogos.  Em seguida, uma análise dos componentes da experiência de jogo, como recompensa, convencimento, sedução, instrução etc. Nessa parte, o autor também relaciona diversos problemas recorrentes nos jogos, como dublagens e traduções mal-resolvidas, uso indevido de câmeras cinemáticas, entre outros.

 

 

 

 

a theory of fun

 

A Theory of Fun for Game Design | Raph Koster

Porque alguns jogos se tornam chatos rapidamente enquanto outros mantém a diversão por anos? Como os jogos servem como fundamental e poderosa ferramenta de aprendizagem? Enquanto desenvolvedores de jogos, gamer dedicado ou observador curioso, esse livro ajudará o entendimento que dirige essa força cultural e inspira a irmos além. O livro se aprofunda nas influências que constroem a base dos jogos modernos e examina os elementos compartilhados com os jogos tradicionais. Nessa exploração, o game designer veterano Raph Koster se aprofunda no conceito de diversão e o porque  isso é o elemento vital para qualquer jogo

 

 

 

the art of game design

 

The Art of Game Design: A Book of Lenses | Jesse Schell

Qualquer um pode controlar os fundamentos do design de games – não precisa ser um expert no assunto. The Art of Game Design: A Book of Lenses mostra que os princípios psicológicos de jogos de tabuleiro, jogos de cartas e atléticos contém a mesma chave para criar jogos de alta qualidade. Bons jogos acontecem quando se visualiza seu jogo através de várias perspectivas ou lentes. Enquanto percorremos através do inusitado território do game design, esse livro leva o leitor por entre essas lentes – 100 conjuntos de perguntas perspicazes que ajudarão a criar um jogo melhor. Essas lentes são a junção de diversos campos da psicologia, arquitetura, música, visual, engenharia do software, conteúdo textual, antropologia, etc. Quem ler o livro estará inspirado a se tornar um game designer melhor e entenderá como fazer isso.

 

Os livros citados podem ser encontrados nas grandes livrarias físicas e on-line e ainda contam com edições digitais, facilitando o manuseio.

2 comentários sobre “Livros que todo gamer deve ler

  1. Fábio Gomes says:

    Ótimos livros para quem procura desenvolver um jogo. É necessário um conhecimento muito mais profundo em como ele será aceito e seu relacionamento com todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *