henricartierbressonbobhenriquesQuer ver que tipo de trabalho vai transformar uma fotografia magistral em uma cópia idêntica? Pablo Inirio, o mestre da impressão em quarto escuro que trabalha na sede da Magnum Photos em Nova York, trabalhou pessoalmente em algumas das imagens mais conhecidas. Algumas de suas imagens “editadas” surgiram online, revelando a enorme atenção que Inirio dá a suas fotos no quarto escuro. Muitos não chegaram a conhecer as máquinas analógicas, em que as fotos ficavam armazenadas em filmes fotográficos e precisavam passar por um processo de revelação. O processo consiste em quatro etapas: impressão com luz, processos químicos e lavagem com água corrente para se ter a foto impressa.

Sarah Coleman do The Literate Lens escreve que na pequena câmara escura de Pablo tem muitas anotações e de números casuais. Não se trata de qualquer impressão, mas algumas das imagens mais conhecidas da história. As imagens comparativas mostram a icônico retrato de James Dean na Times Square. O teste de impressão na esquerda mostra todo o trabalho de Pablo Inirio para criar o melhor resultado mais fiel a realidade, que é visto na imagem à direita.

MAGNUM-PHOTOS-BEFORE-AND-AFTER-JAMES-DEAN-HEADER-FSTOPPERS1
As linhas e círculos que se vê revelam a estratégia para queimar a imagem embaixo do ampliador, com números espalhados ao redor da imagem para lembrar o tempo de exposição em cada parte da foto. Sarah acredita que presenciar todo esse processo de impressão, irá agregar muito conhecimento para a era digital;

“Durante todos esses quinze anos, quase todos os fotógrafos que entrevistei encerravam a entrevista falando sobre a mágica experiência de ver uma imagem passando pelo processo químico pela primeira vez. Você tem que saber se os novos fotógrafos irão captar essa essência, como a primeira vez em que calibraram os monitores.”

ali
Retrato do lutador Muhammad Ali, fotografa por Thomas Hoepker
ku-xlarge-20
Retrato da atriz Audrey Hepburn, fotografado por Dennis Stock

Em 2009, o Magnum Photos twittou duas fotografias de Pablo trabalhando no quarto escuro. “Pablo Inirio, nosso mestre do quarto negro trabalhando.”

Magnum-photos-before-and-after-pablo-inirio-fstoppers
Pablo Inirio

204510510c147fa684801a6baa5592b4

É interessante olhar para dentro da mente de um mestre do quarto escuro enquanto trabalha em uma indústria que está em constante mudança. O processo de revelação pode ser meio arcaico mediante as novas tecnologias, mas o resultado é incrível. E para quem gosta de fotografia, é bom ficar antenado sobre o assunto, pois foto com negativos está voltando de forma valorizada.

 

Fonte: The Literate Lens

2
Faça um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fábio Gomes Recent comment authors
newest oldest most voted
Fábio Gomes
Visitante
Fábio Gomes

Muito bom! Essas informações se perderam com o avanço da tecnologia e muitos desconhecem esse processo.

trackback

[…] várias ferramentas ou técnicas avançadas. Com o uso de um smartphone já é possível produzir ótimas fotos e transformar seu clique em algo […]