Foi no início do século 20 em que Walt Disney começou a dar vida ao mundo de encantos que ele tinha em sua mente. No final da década de 1920, sentia que precisava de um personagem marcante e foi aí que surgiu a opção de grandes orelhas. Não, não era o Mickey Mouse. Nessa época, o coelho Oswald era a aposta de sucesso.

No entanto, os direitos autorais foram perdidos para a Universal, que não topou fazer o financiamento. Diante da necessidade de obter algo que se destacasse, surgiu a proposta do Mickey Mouse. O rato carismático, com grandes orelhas e um formato característico, tornou-se um sucesso de público e encanta gerações há 90 anos.

Para mergulhar nessa história que já faz parte da cultura pop, conheça curiosidades e detalhes sobre esse desenho tão famoso!

O (quase) nome original do personagem

O nome de batismo do Mickey Mouse soa bem e se já se tornou icônico, certo? A facilidade de usar o termo, associado à sua simplicidade é um dos responsáveis pelo seu sucesso e popularização. Mas sabia que essa não foi a primeira ideia?

Do que dependesse de Walt Disney, ele seria batizado como Mortimer. Foi Lilian, a sua esposa, que indicou que a alcunha era formal demais para uma ilustração tão irreverente. Com isso, o termo passou a designar um dos inimigos do ratinho.

Em outros países, entretanto, ganha um nome diferente para se adaptar à cultura. Os alemães o chamam de Micky Maus, enquanto os espanhóis, de Ratón Mickey. Na China, o desenho é conhecido como Mi Lao Shu.

A grande estreia nos cinemas

Steamboat Willie

Antes de se tornar um personagem dos quadrinhos em 1930, Mickey Mouse fez a sua grande estreia nos cinemas. O título “Plane Crazy” foi o primeiro criado.

No entanto, o lançamento oficial foi o de “Steamboat Willie”. É a famosa produção em que Mickey é o comandante de um barco, com um assobio característico. Embora o personagem não fale, a presença de som sincronizado foi uma revolução, já que o cinema mudo imperava. A data de lançamento de “Steamboat Willie” marca o “aniversário” da ilustração: 18 de novembro de 1928.

Em 1950, foi a vez de o desenho chegar à televisão. Com a produção de um especial de Natal, surgiu como parte das comemorações das festividades do final do ano.

A dublagem do personagem

Wayne Allwine

No ano seguinte ao seu lançamento, o Mickey Mouse disse as suas primeiras palavras: “hot dog”. Curiosamente, a voz utilizada foi a do próprio Walt Disney. O responsável por sua criação não tinha gostado de nenhum profissional e decidiu, ele mesmo, dizer as primeiras palavras do rato mais famoso dos desenhos.

Ao longo dos anos, encontrou outros dubladores. Nos Estados Unidos, Wayne Allwine assumiu o papel durante 32 anos, o que garantiu uma personalidade única à animação.

A família do rato mais famoso do mundo

Provavelmente, o Mickey Mouse não seria tão reconhecido se andasse sozinho. Após a sua criação, há 90 anos, também surgiu a Turma do Mickey. Com personagens variados, o ratinho ganhou destaque.

Uma das principais integrantes da família é, sem dúvidas, Minnie Mouse. Casada desde 1933, a ratinha se tornou tão famosa quanto o desenho principal. Além dela, há o Pluto, o cachorro-mascote da família.

Embora sejam menos conhecidos, há outros membros da linhagem de Mickey. Amelia Fieldmouse é a sua irmã, enquanto seus sobrinhos se chamam Morty e Freddie.

A evolução da ilustração

evolução da ilustração de mickey mouse

Quando o Mickey Mouse surgiu pela primeira vez, ele tinha um aspecto que lembrava, de fato, os ratos. O nariz era pontudo e, bem no comecinho, seus olhos eram arregalados. Ao longo do tempo, as feições foram ficando mais “humanas” — ou, no mínimo, amigáveis.

Primeiro, recebeu cores: o icônico vermelho passou a fazer parte do seu figurino. Depois, o seu rosto ganhou um tom próximo da pele humana. Com expressões simpáticas, o personagem se tornou ainda carismático.

Com a evolução da tecnologia, hoje a ilustração conta com detalhes incríveis, como elementos de sombreamento. Em seu guarda-roupa, há mais de 175 opções de figurinos.

A presença na calçada da fama

calçada da fama mickey mouse

Em 1978, Mickey Mouse fez história outra vez. A ilustração recebeu a sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Por si só, esse já é um reconhecimento e tanto sobre a relevância. No entanto, torna-se ainda mais importante ao notar que se trata de uma alternativa inédita. O Mickey foi, portanto, o primeiro personagem ficcional a ganhar a sua marca eterna nessa calçada!

A participação no Oscar

mickey mouse no oscar

O Oscar é a maior premiação do cinema e, por conta de seu impacto, o Mickey não poderia ficar de fora. Em 1932, Walt Disney ganhou uma estatueta dourada pela criação daquele que se transformaria em um fenômeno.

O desenho também recebeu um prêmio em 1941 pelo título “Lend a Paw”. Esse foi o único curta-metragem do ratinho que ganhou o prêmio — embora ele seja estrelado pelo Pluto.

Para completar, o personagem já apareceu, de smoking e tudo, no palco do evento. Com a ajuda da computação gráfica, o rato mais famoso dos desenhos esteve na premiação em 1998 e em 2003.

A importância na cultura pop

Ao longo dos 90 anos de sua existência, o Mickey Mouse é uma ilustração que transformou a cultura de vários modos. Em primeiro lugar, é um dos grandes responsáveis pelo imenso sucesso da Disney. Sem a sua criação e popularização, é improvável que todos os outros desenhos surgissem.

Também teve impacto na elaboração da Disneyland. O local quase se chamou “Mickey Mouse Village” e, ainda hoje, conta com uma escultura de Walt Disney de mãos dadas com rato, intitulada “Partners”.

A criação deu origem a milhares de produtos licenciados. De brinquedos a itens de moda, é possível encontrar todo o tipo de objeto com o par de orelhas mais famoso do mundo. A cultura pop, portanto, é fortemente influenciada pela existência dessa carismática ilustração.

O Mickey Mouse é o primeiro grande sucesso de Walt Disney e proporcionou a construção do império de hoje. O desenho nos acompanha desde 1920 e, há 90 anos, traz muita alegria e recordações inesquecíveis para todos.

Para aproveitar tudo do mundo das artes e da cultura pop, siga o nosso perfil no Pinterest e fique sempre por dentro!

Faça um comentário

avatar