Depois da água, você sabe qual é a bebida mais consumida no Brasil? Ele mesmo: o café! Preferência nacional, o líquido tão adorado aparece nos bares e restaurantes em diversas composições e com variados incrementos. Além do sabor de destaque, é um elemento que ajuda a aumentar a concentração e a atividade cerebral. Graças à cafeína, você fica atento e até mais produtivo depois de consumir uma bela xícara.

Muito além de trazer mais energia, essa bebida também tem mudado o mundo. Usado de forma inesperada, o café se transformou na possível solução de várias questões. A união da tecnologia à borra de café tem criado efeitos impactantes, criativos e que se relacionam ao futuro.

Ficou curioso? Quer saber qual é o potencial desse grão tão incrível? Continue a leitura do texto e veja como o café tem sido usado!

A procura pela energia sustentável

Não é novidade que o planeta precisa buscar melhores soluções de energia, correto? O uso dos combustíveis fósseis não é renovável, além de gerar muita poluição. É a partir disso que despontam novas tecnologias como os modelos de energia limpa. A tática sustentável permite que o planeta continue em movimento graças à exploração de elementos naturais.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo tem buscado novas soluções por meio da bebida. Para tanto, a borra do café é processada e dá origem a um óleo. Como o processo é bem mais simples que o da extração do óleo do grão, os custos são menores e muito acessíveis.

Esse óleo, então, é transformado em um tipo de biocombustível. Com grande potencial, se mostra útil, principalmente, para pequenas comunidades e seus equipamentos.

A borra como fonte de aquecimento

Além do biocombustível, a borra de café também tem se mostrado uma excelente solução para o aquecimento das casas.

No Reino Unido, uma parceria entre a Shell e a bio-bean merece destaque. Tudo acontece a partir da coleta de toneladas do resíduo para a produção de uma espécie de biomassa.

A borra que pararia no lixo se converte em pequenas partículas que servem de combustível para aquecedores. Basicamente, é como se substituíssem o carvão vegetal — mas de um jeito que ajuda a natureza. Com 10 mil toneladas produzidas por ano, 15 mil residências já aproveitam essa tecnologia.

A criação de xícaras únicas

xícaras de café

Entre as inovações tecnológicas, a Kaffee Form é uma das principais. A startup alemã criou um jeito de transformar a borra de café em xícaras reutilizáveis. Não, você não leu errado, é exatamente isso: a bebida vira o próprio recipiente! É um ciclo e tanto, não é?

Para conseguir que os objetos tomem forma é necessário usar o resíduo de seis xícaras de expresso. Depois, o material é misturado a fibras naturais e polímeros amigos da natureza. O visual é, no mínimo, inusitado e cheio de personalidade.

A empresa também começou a fabricar copos especiais e vende conjuntos de dois, quatro, seis ou oito xícaras. Ainda há opções para copos de expresso e de cappuccino.

O café nos tecidos

s.café - café e tecido

Falar em café e roupa pode parecer quase sinônimo de um acidente, não é? Mas a fábrica Singtex, de Taiwan, veio para mudar esse conceito.

Em 2005, o dono do empreendimento decidiu incorporar a borra de café à produção de roupas. No princípio, tudo deu errado: o cheiro do material com a pele humana ficou desagradável, a nuance era difícil de descolorir e ainda havia resquícios de água e óleo.

Com o uso das inovações tecnológicas certas, surgiu o S.Café. Essa linha de produtos inclui tecidos feitos com fios de café, roupas íntimas e até sapatos. Agora, a linha está em expansão e ainda oferece benefícios como secagem rápida, toque macio e até proteção UV.

O substrato e a produção de cogumelos

café, cogumelos, cultivo

Os cogumelos fazem parte do paladar de muita gente. Do risoto à comida oriental, eles têm ganhado popularidade. Mas e se fosse possível produzir o seu próprio cogumelo?

Se a tarefa parece muito complicada, saiba que a borra de café é de grande ajuda. Esse substrato cria as condições perfeitas para o desenvolvimento dos fungos adequados. Com as características certas de luz, temperatura e água, em alguns dias já é possível ver surgirem os próprios cogumelos.

Há algumas soluções que já existem no mercado. A portuguesa Gumelo vende caixas com cogumelos prontos para serem cultivados na borra. Já os designers Mauricio Carvajal e Adrian Perez elaboraram uma cafeteira que ajuda a concluir todo esse processo. Para completar, você pode começar a fazer o cultivo em casa, sem dificuldades!

O café na decoração de casa

Ter aquele cheiro de café fresco espalhado pelo lar é uma sensação positiva para muitos. Mas e se fosse possível incorporar o produto em sua residência de outro modo?

Uma das inovações tecnológicas mais surpreendentes foi trazida pela empresa Re-worked. Sem fins lucrativos e voltada para a tecnologia verde, a companhia começou a usar borra de café para criar móveis. Isso é possível ao misturar o produto a restos de plástico, o que cria uma matéria-prima resistente, fácil de moldar e que é duplamente sustentável.

Com alguns protótipos já prontos, a empresa realizará uma mostra em Londres e, em breve, é possível que os produtos comecem a aparecer no mercado.

O café e a produtividade

produtividade com café

A bebida escura e de gosto marcante ajuda a despertar o cérebro e, por isso, aumenta a produtividade. No entanto, essa não é a única possibilidade.

Pesquisadores japoneses demonstraram, por exemplo, que o barulho de um café tradicional causa menos impactos na concentração do que parece. Com sons sem significado, é possível distrair a mente do jeito certo. Assim, a sua criatividade pode fluir livremente.

Foi a partir dessa ideia que surgiu o Coffitivity. Ele é como um Spotify, mas apenas para sons de lojas de cafés. Nele, você escolhe a “trilha” dos murmúrios e barulhos e, depois, é só aproveitar o aumento da produtividade.

A segunda bebida mais famosa do Brasil vai além do paladar. Com as inovações tecnológicas sobre a borra de café, o produto tem contribuído de forma ecológica para o mercado. Em um futuro próximo, espere encontrar essas e muitas outras novidades!

Quer explorar curiosidades e atualizações? Então nos acompanhe no Facebook, Instagram, Youtube e no Pinterest e não perca nada!

2
Faça um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
saraPriscilla Recent comment authors
newest oldest most voted
Priscilla
Visitante
Priscilla

Muito maneiro esse post!! Curti!

sara
Visitante
sara

Tooop