Ainda não se sabe se Aquarius consegue uma indicação para Sonia Braga ao Oscar de melhor atriz ou se Pequeno Segredo será selecionado para a categoria melhor filme estrangeiro. No entanto, há um brasileiro mais próximo de ser indicado à premiação em 2017. Trata-se do paulista Leo Matsuda, diretor e roteirista de Trabalho Interno (Inner Workings), um dos dez finalistas da categoria de melhor curta-metragem animado, como anunciado na última quarta-feira (23), para a toda-poderosa Disney.

Trabalho Interno é protagonizado pelos órgãos internos de Paul, um burocrata que vive uma rotina entediante, mas pelo que o trailer abaixo mostra, gostaria de ter uma vida mais divertida.

“[O curta] É especial para mim porque reflete diretamente um tema da minha vida com o qual muitas pessoas se identificam imediatamente: a batalha constante entre nossos corações e nossos cérebros”, disse Matsuda em entrevista ao UOL em outubro. Ele veio a São Paulo participar do festival Anima Mundi. Matsuda tem 34 anos e vive há oito em Los Angeles. Ele estudou animação de personagens na California Institute of the Arts e design industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

INNER WORKINGS - (Pictured) Leo Matsuda. Photo by: Alex Kang. ©2016 Disney. All Rights Reserved.

O artista é o primeiro brasileiro a dirigir um curta para o estúdio do Mickey Mouse. Já trabalhou no departamento de storyboard dos longas Zootopia (2016), Operação Big Hero (2014) e Detona Ralph (2012). Por este, Matsuda foi indicado ao prêmio Annie, o “Oscar da animação”, na categoria de storyboard de longa-metragem.

Trabalho Interno será divulgado em sessões de Moana – Um Mar de Aventuras, a nova animação da Disney, cuja estreia no Brasil está agendada para 5 de janeiro.

o-inner-working-570

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia os candidatos ao Oscar em 24 de janeiro e, então saberemos se o Brasil será representado por Matsuda na categoria de curta animado ou não. A cerimônia da premiação acontece em 26 de fevereiro, no teatro Dolby, em Hollywood. Vamos torcer! 😀

Fonte