fone de ouvido

Quantos de nós já nos rendemos ao refúgio dos fones de ouvido para nos concentrarmos nos estudos ou trabalho? Alguns cientistas dizem que ouvir música durante atividades que necessitam de atenção, ajuda a manter a concentração e aumenta a produtividade.

Christofer Karltorp, co-criador e CEO do site Zerply, uma espécie de Linkedin para profissões mais criativas, costumava ouvir música clássica durante a faculdade e, por um tempo, isso funcionou. Sonatas são apenas instrumental e não distraem com a letra e parecem ativar as partes certas do cérebro para esse tipo de atividade. Assim que se graduou e iniciou o Zerply, a música clássica começou a perder seu efeito. O trabalho dele envolvia muita programação e ele precisava de algo que pulsasse continuamente. Ele tentou a música eletrônica, mas não surtiu o efeito desejado.

zerply

Após algumas tentativas, Karltorp tentou algo que funcionou: trilha sonora de games. “Se você escutar as músicas várias vezes consecutivas, nunca fica chato. Continua pulsando”, Karltorp explicou. Ele começou com as músicas de StarCraft, jogo que ele era viciado na adolescência. “Eu comecei a viajar e realizar que existe um mundo de mixagem das músicas para videogames e que nessa comunidade, a galera já descobriu a mesma coisa que eu”, ele disse.

Karltrop encontrou na música de videogames o que ele costumava fazer quando criança, jogando StarCraft, Street Fighter e Final Fantasy, com dedicação. Essas músicas foram criadas para fomentar a realização de missões e ajudar aos jogadores a alcançar o próximo nível, como se ativasse a mentalidade de “estou nisso para ganhar” enquanto joga. Ao mesmo tempo, isso não tira sua concentração porque fica em segundo plano.

Diferente da música eletrônica, Karltrop não se cansou das músicas e já consegue determinar previamente quais músicas são certas para cada tipo de trabalho. Por exemplo, se ele tem muitos e-mails para responder, a trilha sonora de Street Fighter II se torna perfeita, já que ele se sente pressionado a finalizar as tarefas antes que a música termine.

Pode-se encontrar algumas playlists com trilhas sonoras de jogos no youtube e no spotify, mas caso não tenha conta premium, é possível que as propagandas cortem o clima. Em sites como o OC REmix, Rainwave e 8tracks é possível ouvir sem propagandas, mas não tem opção de escolher qual música quer escutar naquele momento. O mais importante é poder unificar o útil ao agradável, proporcionando maior imersão e comprometimento com seu trabalho.

Fonte: Fast Company

2
Faça um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Recent comment authors
newest oldest most voted
Pedro
Visitante
Pedro

Ótima notícia. Algumas pessoas falam que jogos são para crianças, mas sempre acho uma notícia falando que eles são úteis em algo. Parabéns pelo post.

trackback

[…] Quer saber como conseguir esses resultados? Veja algumas ferramentas que podem ajudá-lo a maximizar a sua organização e produtividade! […]