É a maior série de jogos de todos os tempos, e o Super Mario tem 25 anos de idade hoje. Para comemorar, juntaram 25 trechos de Mario trivia. Dê um par de dungarees azuis e adote um acento italiano impreciso, é o tempo de Mario!

1. Mario foi criado por Shigeru Miyamoto e apareceu no primeiro título do designer do jogo, o jogo de arcade 1981, Donkey Kong. Miyamoto foi contratado como um artista gráfico pela Nintendo em 1977 e teve a tarefa de projetar um jogo depois que várias das primeiras moedas da empresa não conseguiram dar uma impressão no lucrativo mercado arcade. Donkey Kong foi criado usando o hardware por trás de um antigo título de arcade chamado Radar Scope, que afundou sem deixar vestígios nos EUA. Miyamoto abandonou o tema do tiroteio e adicionou barris de macaco e rolo. O sucesso seguiu naturalmente.

Resultado de imagem para criador do mario

2. Mario era originalmente conhecido como Jumpman. No entanto, quando o escritório dos EUA da Nintendo tentava pensar em um nome melhor para o lançamento americano do jogo, eles foram interrompidos pelo senhorio Mario Segale, depois de quem eles batizaram o personagem.

Imagem relacionada

3. Mario era originalmente um carpinteiro, não um encanador. Ele também apareceu como médico no título do fracasso de 1990 Dr. Mario e suas sequelas.

Resultado de imagem para mario é um carpinteiro

4. A aparência de Mario é tudo sobre as limitações gráficas do hardware no momento. Ele tem um chapéu, porque o cabelo realista era difícil de retratar, um bigode para acentuar o nariz e saltear para fazer os movimentos do braço mais visíveis. Em Super Mario Bros, ele usa uma camisa marrom abaixo do macacão – um olhar que foi rapidamente abandonado.

Resultado de imagem para mario porque o cabelo realista era difícil de retratar

5. Donkey Kong Jr, a sequela de 1982 de Donkey Kong, é o único jogo no qual Mario oficialmente estrela como o antagonista. Ele aprisionou o pobre Donkey Kong em uma gaiola e o filho do macaco deve resgatá-lo. No material promocional do jogo, Mario ainda recebe um bigode especialmente girado, destacando sua natureza doentia.

Resultado de imagem para Donkey Kong Jr, a sequela de 1982 de Donkey Kong, é o único jogo no qual Mario oficialmente estrela como o antagonista

6. Em contraste, Bowser, o antagonista-chave da série Super Mario Bros, também apareceu como um bom cara. Ele ajuda Mario no título de 1996 Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

Resultado de imagem para antagonista-chave Ele ajuda Mario no título de 1996 Super Mario RPG

7. Super Mario Bros foi precedido pelo jogo de arcade de 1983, Mario Bros. Projetado por Miyamoto e Game Boy-criador Gunpei Yokoi, está ambientado no sistema de esgoto de Nova York e apresenta o irmão Luigi de Mario.

Resultado de imagem para Projetado por Miyamoto e Game Boy-criador Gunpei Yokoi, está ambientado no sistema de esgoto de Nova York e apresenta o irmão Luigi de Mario.

8. Bowser foi originalmente esboçado como um boi por Miyamoto, mas seus desenhos foram mal interpretados pelo animador Yoichi Kotabe como uma tartaruga. A dupla trabalhou em conjunto na última ideia e o Bowser que conhecemos hoje nasceu. Ele é definitivamente uma tartaruga, no entanto, e não um dragão, como alguns assumem.

Resultado de imagem para primeiro Bowser no jogo da mario

9. A versão impertérrea de Mario – Wario – apareceu pela primeira vez como um inimigo no título Game Boy, Super Mario Land 2. Ele foi projetado por Hiroji Kiyotake, que também criou Samus Aran, a heroína da série Metroid. O nome de Wario mistura Mario com o adjetivo japonês ‘warui’ que significa mal.

Resultado de imagem para Wario

10. O primeiro jogo do Super Mario Bros vendeu 40,24 milhões de cópias, embora esse número esteja distorcido pelo fato de que foi empacotado com o console do Nintendo Entertainment System. Foi até recentemente, no entanto, considerado o jogo mais vendido de todos os tempos. Foi empurrado para o segundo lugar pelo Wii Sports em 41,65 milhões de unidades.

Resultado de imagem para O primeiro jogo do Super Mario Bros vendeu 40,24 milhões de cópias

11. Super Mario Bros foi o primeiro jogo a ser definido no Mushroom World, o longo e sempre evolutivo reino da fantasia de Miyamoto. Quando Mario “come” um cogumelo super ele cresce em tamanho e habilidade. Miyamoto nega que ele foi influenciado por Alice no País das Maravilhas e, em vez disso, afirma que a idéia veio de alimentos encantados em mitos e folclore.

12. No jogo 1984 do Sistema de Entretenimento Nintendo Golf, Mario fez sua primeira aparição em um sim esportivo. Mais ou menos. O personagem original simplesmente se assemelhava a Mario, enquanto o posterior Torneio aberto do NES Golf caracterizava especificamente Mario como um jogador de golfe. Ele aparece na capa com macacão vermelho e branco, com uma camisa azul estrelada. Uma roupa incrível.

13. O compositor da Nintendo, Koji Kondo, forneceu a icônica trilha sonora do Super Mario Bros. O tema principal, conhecido como “Ground Theme”, é uma das musicas de musicas mais reconhecidas já registradas. A melodia permaneceu nos quadros de ringtones do Billboard durante 125 semanas e foi realizada em concertos por orquestras ao vivo.

14. O original Super Mario Bros 2 foi projetado como uma versão mais difícil do primeiro jogo e lançado para suportar o Famicom Disk System, um novo complemento para a versão japonesa do Nintendo Entertainment System. No entanto, foi considerado muito difícil para a versão ocidental, então os EUA e a Europa obtiveram uma versão ajustada do título de 1987, Yume Kojo: Doki Doki Panic. O jogo foi montado apressadamente com personagens de Mario em uma espécie de trabalho de corte e fecho digital. Em 1993, o SMB2 genuíno foi finalmente lançado no Ocidente como Super Mario Bros: The Lost Levels, parte da coleção Super Mario All-Stars.

15. O exame AQ Score no início dos anos noventa revelou que Mario era mais reconhecido para crianças americanas do que Mickey Mouse.

16. O filme de Super Mario Bros 3 aparece na cena climática do assustador filme de 1989, The Wizard, sobre um campeão de jogo emocionalmente retirado. Como esta foi a primeira chance de que os fanáticos dos EUA Nintendo pudessem ver o jogo, o filme efetivamente atuou como um anúncio para o lançamento.

17. Os novos inimigos Chain Chomp no Super Mario Bros 3 parecem bolas pretas de aço com dentes afiados. Eles foram inspirados por um incidente na infância de Miyamoto quando o cão de um vizinho perseguiu o genio aterrorizado, antes de ser puxado de volta pela sua cadeia.

18. Em outros lugares, os personagens Whomp do Super Mario 64 foram inspirados por um ser mitológico conhecido como o nurikabe, um “fantasma da parede” que dirige mal ou impede viajantes à noite.

19. … e as versões dos inimigos fantasmas de Boo encontrados no Super Mario 64, são baseadas na esposa do co-designer Takashi Tezuka do jogo. Como Miyamoto explicou em uma entrevista à revista Nintendo Power: “O Sr. Tezuka teve uma ideia de colocar sua esposa no jogo. Sua esposa está muito tranquila, mas um dia ela explodiu, enlouquecida por todo o tempo que ele passou no trabalho. O jogo, agora há um personagem que encolhe quando Mario olha para ele, mas quando Mario se afasta, crescerá e ameaçará “.

20. Lançado em 1989, o título do Game Boy Super Mario Land foi o primeiro grande jogo Mario a ser desenvolvido sem Miyamoto. O produtor Gunpei Yokoi não fez muito mal no entanto: o jogo mudou mais de 18 milhões de cópias. O jogo também apresenta uma nova personagem feminina, Princess Daisy, substituindo o interesse de amor habitual de Mario, Princess Peach.

21. O filme de 1993, Super Mario Bros, foi a primeira tentativa de Hollywood de criar um videogame de videogames. Com Bob Hoskins e Dennis Hopper, foi uma falha crítica e comercial, que conspirou para dar ao jogo um folheado mais escuro e mais adulto. Aparentemente, Dustin Hoffman estava interessado no papel de Mario, pois seus filhos eram fãs do jogo.

22. Desde 1995, a voz de Mario foi fornecida pelo ator de voz americano Charles Martinet. Ele também fala com Wario e Luigi.

23. O Wii atingiu o Super Mario Galaxy foi inspirado por uma demo tecnológica conhecida como Super Mario 128, mostrada no evento Nintendo Space World em 2000. A demo mostrou dezenas de pequenos Marios caminhando em uma superfície ligeiramente curva. Durante a concepção da Gamecube Galaxy, Yoshiaki Koizumi pensou que níveis totalmente esféricos tornariam um ambiente interessante para Mario, mas Miyamoto aparentemente não estava convencido ao princípio. Finalmente, Koizumi mostrou vários níveis de teste e o projeto foi verde para o Wii.

24. A série Super Mario bros está no Guinness Book of Records como a franquia de jogos mais bem sucedida de todos os tempos. Agora possui vendas globais de mais de 240 milhões de unidades.

25. Mario apareceu em mais de 200 jogos de vídeo game.