Durante muitos anos, a impressões de fotos e textos eram a únicas possíveis. Nos últimos anos, entretanto, a impressora 3D apareceu no mercado para mudá-lo para sempre — de uma forma positiva, é claro.

Essa máquina funciona de várias maneiras. Uma delas é por meio da extrusão, em que uma resina aquecida dá origem a filamentos que são empilhados. Esse é o método mais barato, acessível e utilizado. Os outros envolvem o uso de laser, como a estereolitografia que “desenha” o projeto em uma resina sensível a luz que oferece grande nível de detalhe, mas altos custos. Há, ainda, a sinterização, que funde partículas de um material em pó ou mesmo metais. Essas são estratégias mais caras e destinadas a um uso profissional.

Independentemente do modo, a impressora 3D favorece a criatividade e a inovação em produtos. A seguir, conheça alguns dos setores impactados e como tudo funciona.

Indústria

Indústria, 3D, impressora 3D, máquina, modernidade

Na hora de desenvolver um novo produto, a indústria precisa saber se o elemento apresenta as qualidades esperadas. No entanto, nem sempre é viável planejar-se para produzir apenas uma peça, não é? Nesse caso, a impressora 3D serve como um grande apoio.

Com a escolha da técnica adequada, é possível construir protótipos funcionais e com custos menores. Isso também é válido para criar gabaritos de montagem, fabricações especiais ou mesmo elementos de demonstração.

Moda

Moda, Roupa, Indústria da moda, 3D, impressora 3D

Quem disse que tecnologia e moda não combinam? O uso da impressão diferenciada já ganhou as passarelas, como na forma de acessórios exclusivos, sustentáveis e produzidos por essa máquina.

O novo recurso também permite criar gabaritos de confecção e até peças completas. Kate Hudson, por exemplo, já usou um vestido de gala da Versace totalmente impresso em um equipamento do tipo. Afinal, não há limites para a inovação!

Entretenimento

Entretenimento, 3D, impressora 3D, máquina

Se o termo “criatividade” está no meio do assunto, o ramo do entretenimento não pode ficar de fora, não é? Com os recursos de impressão a laser ou com polímeros aquecidos, o setor de action figures tem ganhado novos itens. Agora, é possível projetar bonecos em 3D e imprimi-los para a sua coleção. As fabricantes também aproveitam a tendência para elaborar peças únicas.

Além de tudo, os filmes e seriados se beneficiam. Para as produções de live action, por exemplo, a impressora 3D ajuda a criar protótipos para a filmagem inicial. Também serve para elaborar réplicas perfeitas e que chamam a atenção pelo seu realismo.

Medicina

Medicina, Impressora na medicina, 3D, máquina

As inovações em produtos e a facilidade para obter um bom resultado têm salvado vidas. Com um uso especial, o equipamento serve para dar origem a modelos fiéis e detalhados do corpo humano. Isso ajuda cirurgiões e especialistas a treinarem em um ambiente seguro, o que aumenta a taxa de sucesso das intervenções.

As próteses também aparecem: leves e articuladas, devolvem o movimento de forma confortável. Para completar, casos de transplantes ósseos e até de órgãos já se tornaram possíveis graças à tecnologia. Com o avanço das pesquisas, a tendência é ver cada vez mais soluções do tipo.

Desde o seu surgimento, a impressora 3D tem se modernizado. Hoje, já faz parte da realidade de profissionais especializados e amadores. Assim, as inovações em produtos prometem criatividade e facilidade para o cotidiano!

Quer manjar tudo do universo em três dimensões? Conheça o nosso núcleo 3D e fique por dentro!

Faça um comentário

avatar